segunda-feira, 25 de abril de 2011

Comissão de Anistia julga hoje processos de filhos e netos de perseguidos na ditadura

13/01/2010 - 13h13

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u678605.shtml

da Folha Online

A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça vai julgar nesta quarta-feira 16 processos de brasileiros que sofreram perseguição política em função da militância de seus pais ou avós durante o regime militar (1964-1985).

Segundo o ministério, são processos de filhos e netos de pessoas que tiveram papel destacado no combate ao regime e que entraram na clandestinidade ou foram fichados, presos, torturados, banidos ou exilados do país juntos com os pais e avós.

Há casos de pessoas que nasceram nas prisões e também relatos de tortura de crianças que resultaram em sequelas permanentes.

Entre os processo estão os de José Vicente Goulart Brizola, Neusa Maria Goulart Brizola e João Octávio Goulart Brizola, filhos do ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, Leonel Brizola. Dois deles estarão presentes à sessão da Comissão de Anistia, marcada para as 14h, na Sala de Retratos do ministério, em Brasília.

José Vicente, Neusa e João Octávio tiveram que sair do país em 1964, quando seu pai teve os direitos políticos cassados pelos militares logo após o golpe de 1º de abril. Eles acompanharam Brizola no exílio no Uruguai, Estados Unidos e Portugal. A família voltou ao Brasil com a Lei da Anistia de 1979.

Também devem comparecer à sessão João Vicente Fontella Goulart e Denise Fernandes Goulart, filhos do ex-presidente João Goulart, deposto pelo golpe militar de 1964. Os dois foram exilados com o pai na Argentina e no Uruguai e impedidos de voltarem ao país.

Eduarda Crispim Leite é mais uma filha de militante que estará no julgamento. Ela não conheceu seu pai, Eduardo Leite, o Bacuri, assassinado em 1970, quando sua mãe, a também militante Denise Peres estava grávida e foi presa.

A militante foi torturada quando estava com cinco meses de gestação. Eduarda foi ainda bebê para o exílio no Chile com a mãe e depois para a Itália, onde vive até hoje.

Também será julgado o processo de Luiz Carlos Ribeiro Prestes, filho do ex-secretário-geral do Partido Comunista Brasileiro Luiz Carlos Prestes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...