terça-feira, 20 de março de 2012

Ministra diz que esclarecimento sobre mortes durante ditadura militar é dívida da nação brasileira

 


http://www.ihu.unisinos.br/noticias/41481-ministra-diz-que-esclarecimento-sobre-mortes-durante-ditadura-militar-e-divida-da-nacao-brasileira

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, afirmou que o esclarecimento sobre a circunstância e o destino dos corpos dos mortos e desaparecidos nos anos da ditadura militar não se trata de prioridade de governo ou parlamento, mas de toda a nação brasileira. Segundo ela, é grande o número de parentes que, até hoje, não sabe o que ocorreu com aqueles que lutaram pela restituição da democracia no país. "É uma dívida da nação com o povo brasileiro que não está sendo reconhecida", disse a ministra defendendo a instalação de uma Comissão Nacional da Verdade.

A reportagem é de Marcos Chagas e publicada pela Agência Brasil, 17-03-2011.
Maria do Rosário minimizou qualquer divergência com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e com os militares. Ela descartou que existam críticas de Jobim a sua conduta e ressaltou que o trabalho vem sendo feito conjuntamente. A ministra afirmou que o foco principal é a recuperação desse período histórico.

Quanto a eventuais resistências dos militares em abrirem os arquivos do período da ditadura, Maria do Rosário afirmou que as instituições das Forças Armadas, na atualidade, estão vocacionadas para a democracia. Ao Congresso, ela solicitou que o assunto seja debatido no ritmo que os parlamentares julgarem adequado. O projeto que institui a criação da Comissão da Verdade foi encaminhado ao Congresso em maio de 2010, véspera do início da disputa presidencial.

Ao participar de encontro na Comissão de Direitos Humanos do Senado, para discutir com representantes de vários segmentos da sociedade a política de direitos humanos do Executivo, Maria do Rosário também destacou a situação da família do ex-deputado Rubens Paiva (PTB), preso pela ditadura militar e desaparecido desde 1971.

"A nação recebeu sua vida [Rubens Paiva]. Agora, a nação recebe a luta de seus netos que querem saber o que ocorreu com Rubens Paiva e outros que morreram na luta pela democracia", afirmou a titular de Secretaria de Direitos Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...